domingo, 5 de outubro de 2014

MUITA ARTE... E TUDO DE GRAÇA!!!! [1] STEAMPUNK

Até pouco tempo, STEAMPUNK era um termo desconhecido para mim.

A primeira vez que vi, foi bisbilhotando na livraria, escrito em destaque na capa do livro A CORTE DO AR, de Stephen Hunt. A capa era maravilhosa, e fiquei curiosa em saber do quê se tratava.



(O livro A CORTE DO AR, de Stephen Hunt, está disponível para dowload gratuito no site lê livros. Para acessar, clique sobre a legenda da foto de capa).


A Corte do Ar – Jackelian – Vol 1 – Stephen Hunt

Assumi a minha ignorância e fui pesquisar o que era o tal "STEAMPUNK".
Primeiro descobri que é uma tendência artística, classificada como subgênero da ficção científica (ou ficção especulativa), que ganhou popularidade no fim dos anos 1980/ início do anos 1990.

Cita-se Júlio Verne como precursor desta estética, que iniciou na literatura mas expandiu para as artes visuais, fotografia e cinema, e suas múltiplas facetas. Trata-se de obras artísticas ambientadas no passado, em que invenções e tecnologias modernas ocorrem mais cedo do que na história real - ou em um universo ficcional com características similares -, mas foram obtidos por meio da ciência disponível naquela época. Desta forma, surgem computadores futuristas construídos em madeira, aviões movidos a vapor e outras combinações curiosas.

A ficção steampunk foca a tecnologia real, teórica ou cinemática da era vitoriana (1837-1901), com seus motores a vapor, aparelhos mecânicos e autômatos, apesar de muitas obras do gênero recuarem no tempo até os cenários medievais. Em sua maioria, são histórias de terror ou de fantasia, recheadas de teorias conspiratórias, ocultistas e góticas.

Em Curitiba, pouco encontrei de Steampunk (além do livro, é claro),
Entretanto, na internet, é possível acessar páginas inteiras dedicadas a esta estética. Sigo, quase diariamente, as postagens de facebook da página Steampunk Tendencies, deliciada com imagens maravilhosas, de artistas adoravelmente criativos.


Só para dar um gostinho, translado para esse blog, da página indicada, algumas das minhas imagens preferidas (último acesso, em 05/10/2014, 13:00 hs).


steampunk Stefano Marchetti





steampunk Vaughn A Macphail Sr



steampunk Dolce & Gabbana Window Pump

steampunk Benjamin Carré


steampunk Iron railings in the form of griffins - Green Deco

steampunk Flora Vasconcelos, Jo Anne Bearden e Azumi Xio-mey Fuentes





Nenhum comentário:

Postar um comentário