UM POUQUINHO DE CINEMA

DOMINGO, 01 DE DEZEMBRO DE 2013
(DUAS HORAS)

Filme: KOLYA, Uma Lição de Amor


KOLYA, Uma Lição de Amor, é um filme tcheco de 1996, premiado com o Oscar e Globo de Ouro de Melhor filme estrangeiro em 1997, e que assisti reproduzido pela Versátil Home Vídeo. Foi produzido por Jan Sverák, Eruc Abraham e Ernest Goldschmidt, fotografia de Vladimír Smutn, sobre roteiro de Zdnek Sverák. Direção de Jan Sverák, direção de arte de Milos Kohout, estrelando Zdnek Sverák e Andrei Chalimon.

A história se passa em Praga, 1988, durante o regime comunista. A contracapa traz a síntese do filme, "Demitido da Orquestra Filarmônica da cidade, o violoncelista Louka, um solteiro convicto, ganha a vida tocando em funerais. Por razões financeiras, casa-se com a filha de um coveiro para que ela obtenha a cidadania checa. Passa a cuidar do filho da mulher quando esta foge para o Ocidente. A convivência com o menino Kolya muda radicalmente a vida de Louka, que aprende uma inesquecível lição de amor."

A história é um drama contada com humor. O menino só fala russo, o violoncelista não entende uma palavra nesta língua. Um relacionamento que se constrói aos poucos, um solteiro aprendendo a cuidar - e amar - uma criança de cinco anos, entre um e outro funeral onde contratado para tocar. Vida e morte se entrelaçam, preconceitos vão surgindo mas também se diluindo, ao fundo a revolução Tcheca ante a invasão russa. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário